A onda de tempestades segue e a MetSul Meteorologia alerta que a chuva vai se intensificar entre esta quarta e a quinta-feira no Oeste e no Sul do estado, agravando a situação na Metade Sul gaúcha com piora dos alagamentos e inundações. Rios da região que já começaram a subir devem se elevar ainda mais, adverte a MetSul.
Por conta dos altos volumes de chuva, o Sul do estado já sofre com alagamentos e inundações. A chuva intensa, por exemplo, deixou vários pontos alagados nas cidades de Pelotas e Rio Grande. Aulas chegaram a ser suspensas devido aos alertas de tempo severo.
A MetSul projeta um agravamento da situação com a perspectiva de muita chuva ainda no Sul do estado entre esta quarta e a quinta com acumulados de 100 mm a 200 mm em vários pontos. A área entre Pelotas, São Lourenço do Sul e Camaquã deve ser a mais afetada.
Devem ser esperados mais alagamentos, inundações, agravamento de cheias de rios e possivelmente problemas de tráfego na BR-116, uma vez que açudes e barragens podem extravasar.
O Rio Grande do Sul terá temporais nesta quarta-feira pelo quarto dia seguido da onda de tempestades. Frente semi-estacionária passa à condição de frente fria e começa a se deslocar lentamente de Sul para Norte, trazendo mais chuva forte, raios, vento e granizo.
A instabilidade será maior no Oeste e no Sul com chuva forte a intensa, raios, granizo e risco de vendavais isolados. A instabilidade avança e atinge a maioria das cidades até o fim do dia, exceção de pontos mais ao Norte e o Nordeste do estado. Podem ocorrer temporais isolados acompanhando a chuva. A temperatura segue amena no Sul enquanto cidades do Norte gaúcho terão outro dia de calor com muita fumaça.
Alerta-se que a onda de tempestades segue na quinta-feira com frente fria que ganhará muita força sobre o estado com chuva forte e temporais em várias regiões. Deve chover muito nesta quinta em diversas cidades com alagamentos, inclusive na área de Porto Alegre que deve ter um dia de muitos transtornos.
Fonte: Metsul