Um dos criminosos mais procurados da Região Sul do Brasil foi preso na tarde de quarta-feira (21), em Itapema, no litoral norte catarinense. Luciano da Silveira (47), o “Seco Lúcio” ou “Puro Osso” foi surpreendido enquanto almoçava em um restaurante, no Bairro Meia Praia. Condenado a 72 anos de prisão, ele é apontado como um dos líderes de uma facção criminosa, com atuação no Rio Grande do Sul, e envolvido em crimes de extrema gravidade.
Conforme a Polícia Militar, o criminoso tentou reagir à prisão e portava uma pistola no momento da abordagem, mas acabou imobilizado por policiais à paisana. Uma mulher que estava com ele tentou interferir durante a abordagem, mas também foi contida.
Silveira é considerado o mentor de uma série de crimes de alto impacto, incluindo o famoso assalto à fábrica de joias Guindani, ocorrido em dezembro de 2012, na cidade de Cotiporã. Na ocasião, uma quadrilha fortemente armada invadiu o local, fez reféns e explodiu cofres e portas blindadas em uma ação que envolveu mais de 120 policiais e terminou com três criminosos mortos.
Além disso, “Puro Osso” e outro comparsa conhecido como “Falcão” são apontados como suspeitos do ataque a um carro-forte na Serra Dona Francisca, também em 2012, e de outro assalto, ocorrido em 2011, em Praia Grande, ambos em Santa Catarina. Segundo as autoridades, ele era o chefe de uma quadrilha no Rio Grande do Sul, especializada em assaltos a bancos, explosões de caixas eletrônicos, roubo de joias, sequestros e outros crimes organizados.
Seco Lúcio foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Itapema e posteriormente conduzido ao sistema prisional.
Fonte: Rádio Cidade SC





