A Polícia Ambiental juntamente com o comando da Brigada Militar de Catuípe deve identificar nas próximas horas se o felino encontrado morto às margens da ERS – 342 trata-se de um filhote de uma onça-pintada ou uma jaguatirica.
O animal foi encontrado morto na rodovia, possivelmente atropelado por um veiculo que transitava nas imediações do perímetro urbano da cidade.
Segundo o soldado Aozani, um barulho associado ao esturro de onça-pintada foi ouvido nas imediações do felino morto, mas a informação do aparecimento ainda não é confirmado.
O caso não o primeiro registrado na região referente ao aparecimento de felinos de grande porte nas proximidades de matas e bosques. O primeiro caso foi registrado no interior de Ijuí – Distrito de Barreiro, local em que os moradores flagraram um puma, conhecida onça-parda transitando por uma lavoura. Segundo relatos, o animal teria atacado um mamífero. Caso não confirmado por autoridades do setor.
O outro caso ocorreu no interior de Bozano. No local, moradores registraram o aparecimento de outra onça-parda.
O aparecimento da onça-parda/puma é possível na região. A aproximação com a civilização demonstra a dificuldade que o felino encontro para alimentação na área de floresta, devido a situação é possível avistar o animal em busca de alimentos próximo às moradias rurais, ou, até mesmo no perímetro urbano dos municípios.
O Polícia Ambiental pede aos cidadãos que evitem a tentativa de contato com os felinos, desta forma, sem ameaça humana o animal seguirá para seu destino sem causar problemas.
Abaixo, o repórter Leandro Benetti amplia mais informações sobre o caso registrado em Catuípe.