Santo Augusto Urgente! Anuncie onde seu cliente também vê!   I    Polícia investiga posto de combustíveis por cobrar serviço não solicitado por cliente em Cachoeirinha   I    Assalto a mão armada com uso de reféns é registrada em Iraí   I    Polícia flagra motorista com agrotóxicos argentinos em Ijuí   I    Ciclone Yakecan já deixa um morto e um desaparecido   I    Familiares identificam jovem vítima de acidente de motocicleta em Bozano.
2 de outubro de 2021

Seis municípios do RS registram mortandade de abelhas; casos no ano chegam a 24, diz secretaria

O Rio Grande do Sul registrou, nas últimas duas semanas de setembro, a perda de 830 caixas de abelhas em propriedades de seis municípios do estado. Ao todo, já foram 24 casos de mortandade do inseto neste ano, segundo a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR).

A suspeita das autoridades e de especialistas é que o uso incorreto de agrotóxicos em lavouras provoque a morte das abelhas. Em 11 das 19 amostras analisadas pela pasta, havia a presença de inseticida.

As outras cinco amostras ficaram sem análise porque o acordo do Ministério Público que permitia o processo foi encerrado em julho. A SEAPDR afirma que busca recursos para voltar a fazer os testes laboratoriais. A pasta recomenda que os apicultores continuem acionando os técnicos para que armazenem as amostras.

A Câmara Técnica da Apicultura Gaúcha estima que mais de 10 milhões de abelhas tenham morrido nos últimos dias, um prejuízo de R$ 810 por colmeia. O RS é um dos estados que mais produz mel no país, conforme o IBGE, ao lado do Paraná.

Fonte: G1/RS

Notícias Relacionadas

  • Adolescente é suspeito de matar o i...

    24 de maio de 2022
  • Polícia investiga posto de combustí...

    21 de maio de 2022
  • Assalto a mão armada com uso de ref...

    21 de maio de 2022
  • Polícia flagra motorista com agrotó...

    17 de maio de 2022

NOTÍCIAS

PUBLICIDADES

PUBLICIDADES



NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL

Cadastre-se para receber.

    Entre em contato conosco



      (55) 9 84034561 / (55) 9 96195305 Santo Augusto/RS / CEP: 98590-00
      Copyright 2017 ® Santo Augusto Urgente - Todos os direitos reservados