Findando quase um ano da pandemia do Novo Coronavírus pelo mundo, abriu-se um novo horizonte para a tão sonhada perspectiva de dias melhores neste novo ano de 2021. Pelo menos desde o segundo semestre do ano passado, diversos pesquisadores se envolveram arduamente na busca de um imunizante capaz de poder frear a onda de infecções por Covid-19 em todo o territorial mundial que tanto tem sofrido com as circunstancias além de tantas vidas já perdidas.
Diversos países já começaram de forma emergencial ainda em dezembro a vacinar suas populações, no entanto, o Brasil vivia uma certa incerteza e aguardava a aprovação dos principais imunizantes pela Anvisa para ai sim dar início a campanha de vacinação pelo pais.
Tão logo que a Anvisa aprovou as vacinas Coronavac, da China, em parceria com o Butantan, e a vacina de Oxford AstraZeneca, rapidamente o primeiro lote destinado inicialmente aos profissionais da saúde e grupos indígenas já foram distribuídos para todas as regiões brasileiras.
O Governador gaucho Eduardo Leite, foi até São Paulo para receber as doses correspondentes ao Rio Grande do Sul, e no outro dia, os municípios já começavam a receber a tão sonhada vacina. E na Região Celeiro, já foi dada a largada em diversos municípios pertencentes a 17° coordenadoria regional de saúde Ijuí. Em Santo Augusto, na tarde desta quarta-feira (20), um ato simbólico na unidade sentinela de atendimento Covid-19 marcou o início da vacinação inicialmente com cinco profissionais que estão na linha de frente ao enfrentamento do novo Coronavírus, o município recebeu 89 doses da vacina chinesa CoronaVac.
Foram imunizados Patrícia Polo, Anete Regina Foletto Prauchner, Charles Rodrigues, Rodrigo dos Santos Cardoso e Janete Stival na quais foram definidos via sorteio. Ainda não há previsão para chegada de mais imunizantes tão pouco quanto a datas para demais grupos prioritários para receber a dose. O ato também contou com a presença da prefeita Lilian Fontoura Depiere.
Confira como foi o inicio em outras cidades da região;
Redentora
A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começou hoje, dia 20 de janeiro, a vacinação contra a Covid 19. Inicialmente vão ser vacinados os profissionais de Saúde e os indígenas maiores de 18 anos.
O auxiliar de enfermagem Egídio Ribeiro de Freitas, 43 anos, que trabalha na Saúde Indígena, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra o Coronavírus em Redentora, na manhã de hoje. Em seguida foram vacinados os indígenas Antônio Claudino, 88 anos, e Rosa Amaral Ribeiro, 94 anos.
Coronel Bicaco
Chiapetta
A 17ª Coordenadoria Regional de Saúde de Ijuí, da qual o município de Chiapetta pertence, divulgou nesta terça-feira quais os grupos que irão receber as primeiras doses da vacina contra a COVID-19, bem como o quantitativo de doses que serão disponibilizadas nessa primeira etapa. Chiapetta deve retirou as primeiras 49 doses na manhã desta quarta-feira (20). e a vacinação iniciou no período da tarde.
Santo Augusto Urgente com informações do Observador Regional
Foto: O Globo