Em três dias, a Operação Fronteira Sul prendeu 51 pessoas, realizou 68 barreiras policiais e apreendeu armas, explosivos, drogas e alimentos impróprios para consumo, conforme balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) nesta segunda-feira (3). As ações foram concentradas nas regiões Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul.
A operação é uma iniciativa conjunta de órgãos de justiça e segurança federais e estaduais, que colocou 892 agentes para prevenir e repreender os chamados “crimes transfronteiriços”, ou seja, que acontecem em regiões de fronteira. É o exemplo de tráfico de drogas e armas, contrabando e abigeato.
As cidades e rotas exatas não foram divulgadas, segundo a SSP, por motivos de sigilo operacional.
Uma central de inteligência unificada prestou apoio às atividades dos órgãos envolvidos na operação. Houve também uma cooperação com forças de segurança da Argentina.
A operação contou com a participação do Exército Brasileiro, Secretaria da Segurança Pública, Brigada Militar, Polícia Civil, Agência Brasileira de Inteligência, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama), Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Receita Estadual e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Fonte: G1/RS
Santo Augusto Urgente