Santo Augusto Urgente! Anuncie onde seu cliente também vê!   I    Força-tarefa que busca Lázaro prende jovem suspeito de se passar por policial, em Cocalzinho de Goiás   I    Brigada Militar e Receita Federal apreendem produtos de descaminho em Três Passos   I    Acidente é registrado na ERS-330 em Miraguaí   I    Força-tarefa começa 11ª dia de buscas a Lázaro Barbosa com movimentação intensa na região de Águas Lindas de Goiás   I    Policiais ficam feridos em capotamento de viatura na BR-285
11 de fevereiro de 2021

Idosa morre após picada de cobra no RS

Uma idosa morreu após ser picada por uma cobra, em Osório, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O incidente ocorreu na sexta-feira (5), quando Maria de Lourdes Rosa, de 64 anos, limpava o pátio de casa. Ela morreu na segunda (8).

De acordo com o filho, Vinícius Rosa, um filhote de jararaca picou a aposentada na mão, entre os dedos polegar e indicador, enquanto ela recolhia restos de folhas de uma palmeira.

Maria de Lourdes foi encaminhada para o Hospital São Vicente de Paulo, em Osório, e sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) na madrugada de sábado (6). A idosa chegou a ser transferida para a Santa Casa de Porto Alegre, mas não resistiu às complicações.

Maria de Lourdes deixa marido, filho, neto e nora. Ela foi sepultada na terça (9), data em que completaria 65 anos.

Reclamação de familiares

 

A família da vítima relatou problemas na transferência de Maria de Lourdes de Osório para Porto Alegre. Segundo Vinícius, a mãe esperou uma ambulância por três horas, entre 6h e 9h da manhã de sábado.

O secretário da Saúde de Osório afirma que o Samu foi chamado para a operação, mas que o médico de plantão estava afastado em razão de uma gastroenterite. Segundo Danjo Rene, o médico substituto só chegou ao local às 9h.

A alternativa encontrada, explicou o secretário, foi chamar uma ambulância privada contratada pela prefeitura. No entanto, o veículo estava em Torres, também no Litoral Norte, e demorou para chegar em Osório.

“Foi chamado o Samu que estava com médico afastado com gastroenterite, e foi chamada outra ambulância que o município compra o serviço. Só que a empresa vencedora da licitação é de Torres, até que chegue aqui em Osório demora um pouco. A angústia dia familiares com certeza deve ter sido grande”, explicou.

 

Danjo Rene afirmou ter cobrado explicações da coordenação estadual do Samu sobre a ausência de um substituto para o profissional afastado.

G1 procurou a Secretaria Estadual da Saúde para obter esclarecimentos, mas ainda não obteve resposta.

O Hospital São Vicente de Paulo afirmou que as transferências são de responsabilidade do município e do Samu.

Comoção entre colegas

 

Lourdinha, como era conhecida, trabalhou em uma loja de roupas e tecidos da cidade por mais de 40 anos. Mesmo aposentada, ela seguia frequentando o estabelecimento. Nas redes sociais da empresa, colegas e clientes lamentaram o ocorrido.

Orientação das autoridades

 

A Secretaria da Saúde de Osório afirmou que casos envolvendo cobras não são comuns no município, mas que, com o calor, os animais podem ser vistos em algumas localidades.

O secretário Danjo Rene orienta que, em situações do tipo, o Comando Ambiental da Brigada Militar deve ser acionado. O município garante estoque de soro antiofídico disponível para o primeiro atendimento.

Fonte: G1/RS

Notícias Relacionadas

  • Acidente deixou seis pessoas ferida...

    18 de junho de 2021
  • Prefeitura de Venâncio Aires confir...

    15 de junho de 2021
  • Morre Afrânio Bertaluci, ex-vereado...

    14 de junho de 2021
  • PM mata quatro pessoas durante brig...

    14 de junho de 2021

NOTÍCIAS

PUBLICIDADES

PUBLICIDADES



NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL

Cadastre-se para receber.

    Entre em contato conosco



      (55) 9 84034561 / (55) 9 96195305 Santo Augusto/RS / CEP: 98590-00
      Copyright 2017 ® Santo Augusto Urgente - Todos os direitos reservados