Entre esta quinta e sexta-feira, o Rio Grande do Sul se prepara para receber uma frente fria que trará aumento da nebulosidade e chuvas significativas em diversas regiões. A instabilidade começará a afetar o estado já nesta quinta, com algumas cidades enfrentando a chuva apenas nas primeiras horas da sexta-feira. Há risco de temporais isolados, o que é característico dessa época do ano.
À medida que a primavera se aproxima, que começa oficialmente no domingo, a atmosfera se torna mais aquecida e instável, aumentando a frequência de tempestades. O evento de instabilidade, previsto para ser mais intenso na sexta-feira, afetará principalmente a Metade Norte do estado.
A mudança no tempo iniciará na tarde de quinta, com a formação de áreas de instabilidade. No final do dia, essas áreas devem avançar para o Leste gaúcho, trazendo pancadas de chuva isoladas e risco de tempestades. O pico da instabilidade ocorrerá entre a noite de quinta e a manhã de sexta, quando a frente fria se moverá pelo estado, trazendo nuvens carregadas e chuvas localmente fortes.
O sistema frontal causará chuvas em diversas regiões, começando pelo Oeste, Sul e áreas centrais do estado na noite de quinta, e se estendendo para o restante do Rio Grande do Sul entre a madrugada e a manhã da sexta-feira.
Santo Augusto Urgente