O corpo do estudante Andrei Franchini, 19 anos, foi localizado por volta das 9h deste sábado (9) a aproximadamente 1,6 km do local onde o barco virou, na última quarta-feira (6), na Barra do Guarita, no Norte do estado.
Os bombeiros que fizeram as buscas entregaram o corpo à Polícia Civil para investigar as causas da morte.
“O corpo foi localizado no rio mais próximo do lado gaúcho”, afirma o capitão Diogo Battaglin, que comandou as buscas.
Andrei estudava Agronomia na Unidade Central de Educação Faem Faculdade (UCEFF) de Itapiranga. Ele e mais 13 pessoas estavam em uma embarcação que fazia a travessia do Rio Uruguai e afundou na quarta-feira.
Bombeiros buscam jovem de 19 anos desaparecidos após embarcação virar em Barra do Guarita — Foto: Bombeiros / Divulgação
A travessia entre uma margem e outra do Rio Uruguai tem cerca de 600 metros de distância. Segundo Jardel Tamiozzo, que estava no barco, praticamente na metade do rio começou a entrar água pela frente do barco, vindo a encher pela frente até ir para trás, afundar e virar.
“O rio estava dois metros acima do nível, estava correnteza forte, com bastante ondulações na água”, conta.
Local onde a embarcação virou. — Foto: Juliane Monteiro/ G1
Equipes do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, bombeiros voluntários e da Marinha do Brasil fizeram as buscas. Mergulhadores e até uma aeronave colaboraram.
O trabalho foi realizado com a ajuda de seis embarcações, que fizeram uma varredura no rio, enquanto cerca de 25 pessoas, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, davam apoio em terra.
Na quinta, foi solicitado à Usina da Foz do Rio Chapecó, em São Carlos, distante 100 km do local do acidente, para fechar as comportas.
Com a redução do nível do rio, foi possível localizar o barco, na tarde desta sexta, e, nesta manhã, o corpo de Andrei.
Bombeiros buscam jovem de 19 anos desaparecidos após embarcação virar em Barra do Guarita — Foto: Bombeiros / Divulgação
Fonte: G1/RS